Sala de Espera

Sala de Espera
Sala de Espera

Para quem nos procurar...

O EBHM situa-se em Torres Vedras, na Rua Conde de Tarouca, nº20 R/C Esq.



Psicologia Clínica e Direcção

Dra. Eliana Baptista - 937548490

mailto:937548490elianabaptista@sapo.pt



Dra. Helena Mourão - 966339558

mailto:Mourão-966339558helenasardomourao@gmail.com






Espaço Criança

Espaço Criança
Espaço Criança

Sala Amarela Adultos

Sala Amarela Adultos
Sala Amarela Adultos

Sala Verde Adultos

Sala Verde Adultos
Sala Verde Adultos

sábado, 27 de fevereiro de 2010

No mundo das emoções…



“ A mãe fica triste quando eu não faço o que ela quer e não lhe dou beijinhos…”
Com esta pequena frase entramos no mundo dos afectos de uma criança de cinco anos.
Desde o nascimento as crianças têm consciência do que é sentir alegria, tristeza, medo ou zanga. Sabem quais as situações que desencadeiam os vários sentimentos, no entanto revelam uma tendência para misturar tristeza e zanga, conferindo um só motivo para os dois estados emocionais.
É cada vez mais importante promover as competências emocionais, nas crianças em idade precoce. No período pré-escolar ocorrem importantes mudanças no desenvolvimento: as crianças mudam de contexto privilegiado de desenvolvimento e adquirem a consciência de que estão inseridas num mundo maior do que o que era a sua casa… As crianças são agora conduzidas a estabelecer laços de afectividade, não com apenas uma figura, mas várias e com diferentes formas. Por isso, pode-se afirmar que estas mudanças ocorrem a vários níveis: físico, cognitivo e psicossocial.
A competência emocional pode ser definida como a capacidade de cada criança em responder de forma emocionalmente adequada e eficaz, e transformar as emoções negativas desencadeadas nas diferentes situações sociais, em emoções positivas, de modo a ultrapassar os diferentes obstáculos intra-inter pessoais.
As capacidades como identificação, diferenciação, expressão e reconhecimento das emoções constituem-se como os domínios chave da competência emocional. Reflectem-se na auto-consciência emocional; regulação emocional; auto-motivação; no estabelecimento de relações positivas e reconfortantes com os outros, bem como na possibilidade de construção de uma identidade positiva de si mesmo. Deste modo, este constructo não se encontra isolado de outras áreas do desenvolvimento. Exerce e sobre ele são exercidas diferentes áreas do desenvolvimento, como o auto-controlo e disciplina; auto-estima e competências sociais.
Actualmente assume-se como uma necessidade imperial para a própria protecção das crianças. Cada vez mais as crianças passam o seu tempo, que não é igual ao dos adultos, sozinhas, expostas a diversos riscos, sendo por isso que surgem num determinado momento do desenvolvimento, uma diversidade de problemas: dificuldades escolares; comportamentos disruptivos, problemas emocionais, e como consequência o aumento do consumo de substâncias, entre outros.
Chamo a atenção para a importância dos pais na intervenção da promoção destas competências nos seus filhos. Os pais são os primeiros agentes de socialização e de educação emocional das crianças. Numa primeira fase de vida, a observação e a imitação constituem-se como os principais meios de aprendizagem da criança. A partir das interacções precoces com as figuras parentais, as crianças constroem uma representação do mundo que as rodeia e de si mesmas.
Por isso, é necessário alertar para a importância do envolvimento parental, o qual pode ser definido como a participação activa por parte dos pais no desenvolvimento dos seus filhos, seja através do ingresso nas Associações de Pais, nas reuniões de pais, quer na participação nos programas de promoção do tipo de competências aqui abordadas. Quando os pais se envolvem, as crianças desenvolvem uma representação positiva de si mesmas e do mundo… Confere-lhes a percepção de que existe alguém que cuida, protege e as ama incondicionalmente.
Crescer a Sentir…

Carla Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Sobre o EBHM

EBHM são as iniciais dos nomes das duas Psicólogas Clínicas que deram vida a este espaço terapêutico. Eliana Baptista e Helena Mourão, licenciaram-se no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em condições pré-Bolonha. Embora já se conhecessem, foi após um reencontro proporcionado pela actividade profissional, que despertou a vontade conjunta de trabalhar em equipa.