Sala de Espera

Sala de Espera
Sala de Espera

Para quem nos procurar...

O EBHM situa-se em Torres Vedras, na Rua Conde de Tarouca, nº20 R/C Esq.



Psicologia Clínica e Direcção

Dra. Eliana Baptista - 937548490

mailto:937548490elianabaptista@sapo.pt



Dra. Helena Mourão - 966339558

mailto:Mourão-966339558helenasardomourao@gmail.com






Espaço Criança

Espaço Criança
Espaço Criança

Sala Amarela Adultos

Sala Amarela Adultos
Sala Amarela Adultos

Sala Verde Adultos

Sala Verde Adultos
Sala Verde Adultos

domingo, 21 de fevereiro de 2010

"Terra à Vista"


Imaginemos uma pessoa que navega à deriva num mar calmo, onde não se avista nada para além do azul imenso da água e do céu. Ao longe, para onde quer que olhe o horizonte é só um, onde o mar e o céu se tocam e nenhuma referência parece indicar o caminho a seguir.
De repente, terra à vista! Surge a oportunidade, sob a forma de uma paisagem desconhecida, de deixar o mar tranquilo e ao mesmo tempo monótono, que já se conhece e que não tem nada de novo.
A terra apresenta-se assim como um mundo novo pronto a ser descoberto, a ser explorado, mas também como algo estranho, cheio de novidades que não se sabe serem boas ou más.
Tal visão que rompe o horizonte provoca insegurança, por ser desconhecida. Subir para terra implica quebrar uma ligação com o mar que já se conhece e procurar novos vínculos por entre a vegetação, em busca de novos caminhos.
Surge então a dúvida do que é mais seguro. Se vale a pena vencer o medo do desconhecido para se poder conhecer, ou se é preferível permanecer na ignorância do azul do mar, que embora bonito, tranquilizante e seguro, onde já se sabe o que pode acontecer, não passa a ser mais do que é e não promove o conhecimento de nada novo.
Encarando a chegada à terra como uma situação angustiante, onde o sujeito se depara com a frustração de não encontrar nada conhecido, nada que o oriente e securize, o sujeito tem duas soluções que dependem das suas capacidades egóicas. Ou tolera a angústia retirando dela a força necessária para avançar no conhecimento, ou deixa-se dominar por ela, sentindo-a de tal forma avassaladora, que tem de se livrar dela em primeiro lugar, deixando a descoberta de parte.
No seu artigo sobre “Sentir, Pensar e Aprender” (1996), Emílio Salgueiro relacionou a angústia com a aquisição de conhecimento e com o consequente crescimento dizendo que « angústias contidas estimulam o crescimento, angústias transbordantes paralisam-no. ». De facto é mesmo isto que sucede.

Helena Mourão, 2001
Excerto da Introdução - "Transformações Num Caso de Psicose Infantil:
Estudo A Partir do Rorschach"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Sobre o EBHM

EBHM são as iniciais dos nomes das duas Psicólogas Clínicas que deram vida a este espaço terapêutico. Eliana Baptista e Helena Mourão, licenciaram-se no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em condições pré-Bolonha. Embora já se conhecessem, foi após um reencontro proporcionado pela actividade profissional, que despertou a vontade conjunta de trabalhar em equipa.